Quem é Bronny James, o filho de LeBron James que sofreu um infarto

0
795
Bronny James

"Bronny James @ Memorial Day weekend L.A. Classic 2019" by Foxlifevisuals is licensed under CC BY-SA 4.0 .

O basquete mundial foi surpreendido no final de julho de 2023 com uma notícia sobre uma parada cardíaca sofrida por Bronny James durante um treinamento. O jovem, de 18 anos, é filho do ala LeBron James, astro do Los Angeles Lakers e que sonha em realizar um feito inédito na história da NBA: nunca na história da liga pai e filho disputaram jogos de uma mesma temporada.

Bronny James, na verdade, é LeBron Raymone James Jr – ele ficou conhecido por um apelido no diminutivo do seu nome. Ele nasceu em 6 de outubro de 2004, quando o pai já atuava na NBA pelo Cleveland Cavaliers, e é o primeiro filho do atleta com Savannah James, namorada desde a época escolar e atual esposa. 

O primogênito dos James sempre esteve muito ligado aos esportes e, na infância, chegou a praticar diversas modalidades. O pai só não deixava que o filho jogasse futebol americano e hóquei no gelo, por temer pela integridade física de Bronny. Mesmo sob a sombra de LeBron, um dos jogadores mais talentosos e vencedores da história da NBA e maior pontuador da competição, o pupilo não se intimidou em seguir carreira no basquete. 

Atuando como armador nas posições 4 e 5, Bronny James desenvolveu suas habilidades especialmente durante os anos em que esteve no colégio Sierra Canyon e integrou a equipe de basquete da instituição (em seu último ano, inclusive jogando com o irmão mais novo, Bryce). Em 2023, ingressou na Universidade da Califórnia do Sul (USC, em inglês), que disputa a NCAA (a liga universitária, que possui enorme prestígio nos Estados Unidos) e espera-se que esteja habilitado para o draft da NBA em 2024. 

Com 1,91m de altura, Bronny é avaliado como um jogador promissor por analistas e especialistas do basquete universitário dos EUA e tem como pontos fortes a precisão nos arremessos de quadra e a consciência defensiva. Em junho de 2023, a emissora ESPN chegou a realizar uma projeção sobre o draft do ano seguinte e apontou que o filho de LeBron James deve ser o 17º atleta a ser selecionado (no caso, em um turno que pertence ao Atlanta Hawks). 

LeBron, que está nos Lakers desde 2018 e possui contrato com a franquia californiana justamente até 2024, não hesitou em reforçar o desejo de dividir a quadra com Bronny. O próprio astro da NBA publicou uma mensagem aos Hawks em suas redes sociais à época. “Bem, Atlanta… parece que a gangue dos James deve aparecer por aí”, brincou o jogador. 

Infarto durante treino de basquete

Na manhã de 24 de julho de 2023, Bronny James sofreu um mal súbito durante um treinamento na USC e precisou ser levado às pressas para o hospital. Foi constatado que o jovem de 18 anos teve uma parada cardíaca, e mais exames foram realizados para determinar a origem do infarto (provavelmente de uma doença congênita, por se tratar de uma pessoa com tão pouca idade e menos propensa a problemas no coração). 

O filho de LeBron ficou internado por dois dias em observação até receber alta e não corre risco de morte. 

Filho de LeBron James poderá continuar jogando basquete? 

Os médicos ainda não são capazes de determinar se Bronny James terá a curta carreira abreviada em função da parada cardíaca sofrida e se poderá se inscrever no draft da NBA de 2024. O veredicto dependerá dos resultados da bateria de exames à qual o jovem foi submetido. 

Em suas redes sociais, LeBron, obviamente, preferiu destacar o alívio por saber que o filho está fora de perigo e agradecer às mensagens de apoio recebidas durante os dias mais críticos da recuperação de Bronny.

“Quero agradecer às incontáveis pessoas que enviaram amor e orações à minha família. Recebemos este carinho e sou muito grato, vocês foram ótimos. Agora nossa família está reunida, segura e com saúde, e sentimos o amor que vocês nos mandaram. Teremos mais coisas para dizer quando estivermos prontos, mas quero dizer a todos como o apoio de vocês significou para todos nós”, postou LeBron.