Brad Pitt está fazendo um filme sobre a F1; saiba mais

0
621
Brad Pitt

"ISS Downlink with Actor Brad Pitt (NHQ201909160005)" by NASA HQ PHOTO is licensed under CC BY-NC-ND 2.0 .

A Fórmula 1 ganhará em breve uma superprodução cinematográfica, estrelada por ninguém menos do que Brad Pitt e com direção de Joseph Kosinski. O filme deverá se chamar “Apex”, segundo revelou a ESPN, e contará a história de um piloto veterano que interrompe a aposentadoria para ajudar uma jovem promessa a brilhar em uma equipe que enfrenta dificuldades na principal categoria do automobilismo mundial. 

Brad Pitt, que completa 60 anos de idade no final de 2023, interpretará o ficcional piloto Sonny Hayes, que, na trama, abandonou F1 depois de sofrer um acidente feio na década de 1990. Ele volta aos cockpits quase 30 anos depois a pedido de um amigo dono da equipe ApexGP (estrelado pelo espanhol Javier Bardem) para ser o mentor do promissor Joshua Pierce, representado pelo anglo-nigeriano Damson Idris, e tirar a escuderia do ostracismo. 

“Eles estão sempre no fundo do grid, nunca marcaram um ponto e me trazem como uma espécie de última cartada”, revelou o ator dos Estados Unidos em entrevista ao canal Sky Sports. “Posso dizer que o filme está incrível, com câmeras em todo o carro. É emocionante demais”, acrescentou. 

O diretor Joseph Kosinski também assinou a produção de Top Gun: Maverick, e além dele há um outro nome de (muito) peso nos créditos do futuro filme de Brad Pitt na F1: Lewis Hamilton. O piloto britânico heptacampeão mundial é um dos produtores da película. 

O envolvimento de Hamilton em um filme sobre automobilismo já era um assunto sabido desde o final de 2021, mas ganhou força na metade de 2023 justamente por conta das filmagens de “Apex” durante o Grande Prêmio da Inglaterra de F1. A ApexGP ganhou uma garagem em Silverstone e também um pit wall para rodar gravações durante o fim de semana de corrida. 

Os carros da Apex no filme foram gravados com versões de Fórmulas 2 modificados, e até a própria F1 publicou em seu Instagram recentemente imagens do monoposto de Brad Pitt. Aliás, as dez equipes atuais da categoria atuam em parceria com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na realização do filme. 

A produção não tem data para estrear, mas deve ser lançada pelo streaming Apple TV+

Filme de Brad Pitt não será o primeiro sobre F1

A principal categoria do automobilismo mundial já foi assunto de outros filmes. A maioria, claro, com um caráter documental, que reconta e redescobre histórias de grandes pilotos da F1. 

O filme mais conhecido talvez seja “Rush – No Limite da Emoção“, que estreou nos cinemas em 2013 e que resgata a rivalidade entre o inglês James Hunt e o austríaco Niki Lauda na temporada de 1976. O drama foi dirigido por Ron Howard e estrelado pelo australiano Chris Hemsworth (Hunt) e pelo alemão Daniel Bruhl (Lauda). 

Já “Grand Prix“, lançado em 1966 com direção de John Frankenheimer, conta um drama fictício envolvendo pilotos de Ferrari e Jordan BRM no charmoso GP de Mônaco. A  produção foi premiada com três estatuetas no Oscar: por melhores efeitos sonoros, melhor edição de som e melhor montagem. 

Outro documentário de sucesso foi “Senna”, lançado em 2010 e dirigido pelo britânico Asif Kapadia (que também assinou os documentários “Amy“, sobre a cantora inglesa Amy Winehouse, e “Diego Maradona“, cujo nome diz por si só). “Fangio – O Rei das Pistas” e “Ferrari: Rumo à Imortalidade” também são documentários feitos sobre a F1.