A expectativa pela estreia de Lionel Messi na MLS aumenta a cada dia. Embora a mídia esteja focada no impacto que o campeão da Copa do Mundo pode causar na liga, tanto dentro quanto fora do campo, um veterano, recém promovido a técnico, faz um alerta a Messi antes mesmo dele chegar a Miami.
Wayne Rooney, prestes a completar um ano como técnico do DC United, está bastante empolgado em ver Messi em ação na MLS. Ele crê que o argentino será capaz de elevar o nível da liga, tanto do ponto de vista técnico quanto comercial.
“Acho ótimo trazer Messi para a liga”, disse Rooney sobre a chegada do futuro rival. “Ter Messi na liga, talvez o melhor jogador de todos os tempos, será excelente pra liga e para o Miami”.
Rooney quer aproveitar a oportunidade para testar sua capacidade como técnico e a qualidade de seu elenco quando o United enfrentar o Inter Miami. Mas além disso, ele alerta a superestrela que se adaptar à MLS não será uma transição fácil.
“Seria interessante se fossemos seus primeiros oponentes, os fãs do DC poderiam vê-lo de perto e testaríamos nossas forças contra eles. Uma coisa eu digo, não será fácil para ele”, disse.
“É uma liga difícil e eu não acredito que ele será avassalador logo de começo. Ele terá que se adaptar, pois é um pouco diferente, e não será um caminho fácil”, acrescentou o inglês.
No Inter Miami, Messi deve ter a companhia de outra ex-estrela do Barcelona: o volante Sergio Busquets negocia com o clube de David Beckham e é possível que faça parte do elenco já na próxima temporada
Como Rooney se saiu em seu período na MLS
O próprio Rooney trocou a Europa pela MLS há cinco anos, quando assinou com o DC United. O atacante, ex-Everton e Manchester United, jogou duas temporadas pelo time da Conferência Leste, marcando 23 gols em 48 jogos, terminando seu primeiro ano nos Estados Unidos como MVP (jogador mais valioso), como artilheiro e com uma indicação aos 11 Melhores da MLS 2018.
Na temporada seguinte, Rooney foi indicado ao jogo das estrelas da MLS, antes de encerrar precocemente seu contrato de 3 anos e meio após duas temporadas. Ele assumiu como técnico do Derby County, da Inglaterra.
Rooney retornou ao DC em julho de 2022, assumindo o cargo que ocupa até hoje. A experiência dele como técnico vem sendo mais difícil do que seus tempos como jogador, e seu elenco ocupa o meio da tabela com sete vitórias em 20 jogos.
A avaliação de Rooney sobre Messi é bem direta quando perguntado sobre o que pensa do sete vezes vencedor da Bola de Ouro. Para ele, Messi é “o melhor jogador de todos os tempos”.
Rooney viu Messi jogar de perto, nas finais da Champions League nos anos de 2009 e 2011, ambas terminando com vitória do Barcelona em cima do Manchester United. Messi balançou as redes em ambos os jogos.