Dream Team? Quem são os convocados pelos EUA para o Mundial de basquete

0
528

Os Estados Unidos precisam reagir na Copa do Mundo de basquete de 2023. Em 2019, o maior vencedor do torneio ficou na sétima posição, a pior classificação de sua história. Neste ano, a equipe buscará recuperar a hegemonia.

Depois de ser campeão olímpico em Tóquio, os EUA agora buscam alcançar o primeiro lugar na Copa do Mundo. 

O Mundial deste ano será o primeiro com Steve Kerr como treinador e Grant Hill como diretor. A lista de convocados ainda não é oficial, mas é possível desenhar um possível time, baseado em informações divulgadas por sites especializados nas últimas semanas.

Provável convocação do USA Basketball para o Mundial FIBA 2023, de acordo com a CBS Sports

  1. Anthony Edwards – ala-armador, Minnesota Timberwolves
  2. Bobby Portis – ala-pivô, Milwaukee Bucks
  3. Tyrese Haliburton – armador, Indiana Pacers
  4. Mikal Bridges – ala, Brooklyn Nets
  5. Austin Reaves – ala-armador, Los Angeles Lakers
  6. Jalen Brunson – armador, New York Knicks
  7. Jaren Jackson Jr. – pivô, Memphis Grizzlies
  8. Brandon Ingram – ala, New Orleans Pelicans
  9. Walker Kessler – pivô, Utah Jazz
  10. Cameron Johnson – ala, Brooklyn Nets
  11. Paolo Banchero – ala-pivô, Orlando Magic
  12. (indefinido)

Quem está começando a ganhar um lugar e quais são os atletas que perdem terreno? De acordo com os meios norte-americanos, os veteranos são os menos propensos a ir, a não ser que queiram um último desafio em suas carreiras: LeBron James, Kevin Durant ou Stephen Curry, além de outros jogadores do mais alto nível como James Harden ou Kawhi Leonard, estão praticamente descartados.

Por isso, a equipe deve ser construída em torno de Bradley Beal e Trae Young. O primeiro é um veterano na NBA, e que ficou fora da Olimpíada de Tóquio por causa da COVID-19; já Young é um nome certo depois de ter participado de vários jogos quando Greg Popovich era o treinador, mas acabou sendo obrigado a abandonar a última convocação por uma infecção no olho.

Enquanto isso, outros jogadores da NBA devem ser avaliados pelo desempenho na temporada antes da divulgação dos nomes definitivos para o torneio. Darius Garland, Jarrett Allen, Evan Mobley e seu companheiro de equipe Mitchell, do Cleveland Cavaliers, com juventude e versatilidade devem estar na seleção americana. Outros nomes são Scottie Barnes (Raptors), LaMelo Ball (Hornets) e Anthony Edwards (Timberwolves). Por sua vez, uma das missões do treinador será seduzir Joel Embiid, que obteve a cidadania americana, mas a França também sonha em contar com os serviços do jogador.

Os classificados à Copa do Mundo de 2023

  • América (7): Canadá, Estados Unidos, Venezuela, República Dominicana, México, Porto Rico e Brasil.
  •  África (5): Angola, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito e Sudão do Sul.
  •  Ásia e Oceania (8): Filipinas (organizador), Japão (organizador), Austrália, China, Irã, Jordânia, Líbano e Nova Zelândia.
  •  Europa (12): Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Espanha, Grécia, Itália, Letônia, Lituânia, Montenegro, Eslovênia e Sérvia.

Na Copa do Mundo de 2023, os 32 países são divididos em oito grupos com quatro seleções em cada. Os dois melhores de cada grupo avançam para a segunda fase, enquanto os terceiros e quartos disputam uma outra fase classificatória para definir o 17º lugar na competição.

Na segunda etapa da Copa, os 16 classificados são divididos em quatro grupos de quatro. Os que passaram do Grupo A se juntam com os do B; os do C com os do D; os do E com os do F; e os do G com os do H. Lá, cada país joga contra os dois que não enfrentaram na fase anterior e os dois melhores avançam para as quartas de final. A partir daí, são jogos de eliminação direta até a final.