O (arrepiante) site de reconhecimento facial que tem de conhecer

0
521

O PimEyes faz uso de Inteligência Artificial para lhe mostrar onde pode encontrar todas as fotografias de uma pessoa.

A Inteligência Artificial (IA) tem sido um dos temas mais debatidos dos últimos tempos, com os potenciais riscos para áreas profissionais a ser motivo de preocupação entre os especialistas. Além disso, estes sistemas de IA também podem ser uma ameaça à privacidade de todos nós – algo que fica demonstrado com o motor de busca PimEyes.

O PimEyes aplica a IA a um sistema de reconhecimento facial para ser capaz de lhe mostrar todas as fotografias de uma pessoa com base numa única amostra. Por exemplo, se decidir pesquisar uma fotografia da sua cara através do PimEyes será capaz de ver todos os sites onde surge uma imagem sua.

Os riscos à privacidade colocados pela PimEyes são claros mas, por outro lado, há também quem defenda que este motor de busca pode ajudar a combater a partilha de fotografias pessoais sem consentimento. Além disso, qualquer pessoa que não queira que sejam usadas fotografias suas pode apresentar um formulário à empresa nesse sentido.

Como conta a BBC, o responsável pela PimEyes, Giorgi Gobronidze, nota que a plataforma “acede apenas a informação disponível na Internet aberta”, afirmando que a plataforma coloca menos riscos do que os apresentados por motores de busca convencionais e redes sociais.