Filial do Zenit? Lembre os negócios do Corinthians com o clube russo

0
1006
Corinthians

"Corinthians x Atlético - 14.11.2020 - Campeonato Brasileiro 2020" by Clube Atlético Mineiro is licensed under CC BY-NC 2.0 .

O Corinthians confirmou nos últimos dias a transferência do meia-atacante Pedro ao Zenit, da Rússia. A venda de 50% dos direitos da jóia por nove milhões de euros (R$ 46,7 milhões) foi motivo de críticas por grande parte da torcida alvinegra, que considerou um valor muito baixo por uma das maiores promessas recentes das categorias de base do Timão. 

O acordo pelo jogador de 17 anos marcou mais um capítulo na relação entre os dois clubes, que fizeram diversas negociações nos últimos meses. E tudo começou com o centroavante Yuri Alberto, atual camisa 9 do Alvinegro. 

Em junho de 2022, Corinthians e Zenit acertaram o empréstimo de uma temporada do centroavante, contratado pelo clube russo em janeiro do mesmo ano por 25 milhões de euros, junto ao Internacional. Em troca, os europeus receberam o goleiro Ivan e o meia Gustavo Mantuan, também cedidos por empréstimo. 

Em seu primeiro semestre pelo Timão, Yuri Alberto marcou 11 gols em 28 jogos e se tornou um dos ‘queridinhos’ da Fiel Torcida. Fato que fez a diretoria da equipe paulista tentar a contratação definitiva do atacante.

Desse modo, o Corinthians anunciou em janeiro deste ano a manutenção do camisa 9, graças a uma elaborada operação. O Alvinegro do Parque São Jorge ficou com 50% dos direitos de Yuri, enquanto a outra metade permaneceu com o Zenit. Além disso, os russos receberam o promissor zagueiro Robert Renan e o meio-campista Du Queiroz. 

O goleiro Ivan, que já estava no clube europeu, foi devolvido ao Timão e posteriormente emprestado ao Vasco, clube pelo qual atua hoje em dia. Gustavo Mantuan, por sua vez, foi negociado definitivamente com o Zenit. Os paulistas tinham 40% dos direitos econômicos do meia e negociaram a porcentagem por cerca de 2 milhões de euros (R$ 10,4 milhões).

O meia-atacante Pedro também foi incluído no negócio, mas apenas com a preferência de compra do jogador cedido aos russos. Ou seja, o Zenit seria informado caso houvesse uma proposta por Pedro e teria o direito de cobri-la, o que acabou não sendo necessário, já que o Corinthians negociou sua promessa diretamente com o clube europeu.

Duilio justifica

Diante das inúmeras críticas de corintianos, o presidente Duilio Monteiro foi a público para explicar os valores envolvidos na negociação. Em entrevista ao Sportv, o mandatário afirmou que o valor de mercado de Pedro é condizente com a quantia paga pelos russos.

“O Pedro pode estar sendo vendido por um valor maior do que vale ou menor do que pode valer depois. Se você for ver valor de mercado hoje, eu não sei se o Pedro passa de 2 milhões de euros, temos ferramentas que dão esses números. Estamos vendendo por 9. Você pega o Ângelo que está sendo vendido pelo Santos por 18 milhões de euros os 100%. O Giovane do Palmeiras foi vendido para a Arábia por 9 milhões de euros 50% dos direitos. É mais ou menos o valor de mercado”, comentou o presidente alvinegro.

“Na minha gestão, tivemos que fazer contratações sem dinheiro, mas deixando o Corinthians mais forte, tentando resgatar a confiança da torcida, a esperança, batemos todos os recordes de bilheteria e venda de camisa em 2022, chegamos na final da Copa do Brasil. Mas temos que dançar conforme a música, a gente não tem dinheiro hoje para fazer grandes contratações ou trazer promessas do futebol que custam caro. Temos que trabalhar com essa responsabilidade financeira para que o próximo presidente não passe o que eu tenho passado, com dívidas, acordos que podem gerar transfer ban”, completou.