Vitor Roque no Barcelona: relembre brasileiros que brilharam no clube

0
996

"SÉRIE A - PALMEIRAS 0 X 2 ATHLETICO PARANAENSE - Vitor Roque e Rômulo" by SOCCER DIGITAL is licensed under CC BY-SA 4.0 .

Vitor Roque, atacante de 18 anos e joia do futebol brasileiro, é o novo reforço do Barcelona. O jogador do Athletico Paranaense chegará ao clube catalão em julho de 2024, em uma operação que pode chegar a 74 milhões de euros (cerca de R$395 milhões). 

Artilheiro do último Sul-Americano Sub-20, o “Tigrinho” aterrissará no Aeroporto Barcelona-El Prat com a expectativa de ser a nova cara de uma equipe que ainda tenta se reconstruir após a transição de uma geração vencedora. Ao mesmo tempo, o mineiro nascido no município de Timóteo terá a responsabilidade de manter viva a relação do Barça com o futebol brasileiro, alimentada por tanto tempo por craques de diversas gerações, mas prejudicada nos últimos anos com as constantes investidas do rival Real Madrid nas promessas reveladas pelo país pentacampeão mundial. 

Relembre com o Apex Legends Brasil alguns dos responsáveis por criar o legado que agora cai nos ombros do jovem Vitor Roque:

ROMÁRIO – O Baixinho viveu no Barcelona talvez seu principal momento da carreira, apesar do pouco tempo que permaneceu no Camp Nou (1993-1994). Durante o período, além de conquistar a Copa do Mundo com a Seleção Brasileira, Romário marcou 30 gols em 33 jogos de LaLiga e conquistou a competição nacional. Seu desempenho lhe rendeu, inclusive, o prêmio de Melhor Jogador do Mundo da Fifa em 94, o primeiro dado a um atleta do clube catalão. 

RONALDO – O Barcelona teve a felicidade de poder contar com os dois principais centroavantes da história do futebol brasileiro. Fenômeno chegou ao Barça em 1996 e deixou sua marca no clube, apesar de não ter conquistado um grande título (Ronaldo venceu uma Copa do Rei, uma Supercopa da Espanha e uma Recopa Europeia pelos culés). Com apenas seis meses de clube, venceu o prêmio de Melhor Jogador do Mundo de 1996, também graças ao primeiro semestre no PSV. Na temporada 1996-97, a única completa pelo Barcelona, não deixou dúvidas e voltou a receber a honraria. 

RIVALDO – Destaque pelo Deportivo La Coruña, Rivaldo chegou ao Barcelona para a temporada 1997-98, justamente com a missão de substituir Ronaldo, transferido para a Inter de Milão. E o meia fez bonito: assim como seus compatriotas, o craque fez chover no Camp Nou e foi eleito o Melhor Jogador do Mundo de 1999. Pelo Barça, Rivaldo conquistou dois Campeonatos Espanhóis (1997-98 e 1998-99), uma Copa do Rei (1997-98) e uma Supercopa da UEFA (1997). 

RONALDINHO – O “showman” Ronaldinho Gaúcho foi o símbolo do espetáculo e do futebol bonito durante os tempos áureos de Barcelona. Muito mais que efetividade, R10 mostrava magia nos campos e, assim, conquistou o amor dos fãs de futebol pelo mundo. Precursor da geração mais vencedora da história do clube, Ronaldinho conquistou, com malabarismo, gols e jogadas espetaculares, a Liga dos Campeões da Europa de 2005-06, além de duas Ligas e duas Supercopas da Espanha. Vivendo seu auge na carreira, ele foi nomeado o Melhor Jogador do Mundo em 2004 e 2005. 

DANIEL ALVES – Hoje preso preventivamente por uma acusação de estupro em uma boate em Barcelona, Daniel Alves viveu seu grande momento de glória como jogador do clube catalão. Ao lado de Messi, Xavi, Iniesta e cia, o lateral conquistou 23 títulos com a camisa azul-grená. 

NEYMAR – O atual camisa 10 da Seleção Brasileira não atingiu o brilho individual que se esperava dele no Barcelona, nem conquistou a sonhada Bola de Ouro. Contudo, o atacante fez parte de um dos maiores trios da história do futebol enquanto esteve na Catalunha, ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez. Com os dois companheiros, Neymar venceu a Liga dos Campeões de 2014-15, como protagonista e dividindo a artilharia da competição com Messi e Cristiano Ronaldo (10 gols cada).