Durante a última década, o Campeonato Alemão contou com o domínio absoluto de uma só equipe. O poderoso Bayern de Munique é o campeão da Bundesliga há 11 temporadas consecutivas, instaurando uma hegemonia nunca antes vista na elite do futebol do país.
A sequência de conquistas é a maior já vista entre as cinco grandes ligas da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália). Quem mais se aproxima do feito dos bávaros é a Juventus, que venceu a Série A nove vezes seguidas, entre os anos de 2012 e 2020.
O Borussia Dortmund teve a chance de interromper a sequência vencedora de seu rival, mas deixou o título escapar na última rodada. Os aurinegros chegaram ao último compromisso do campeonato, diante do Mainz, em casa, com dois pontos de vantagem na liderança. Era necessária a vitória para assegurar a taça, porém a partida terminou em 2 a 2. Já o Bayern venceu o Colônia por 2 a 1, com gol de Jamal Musiala aos 44 minutos do segundo tempo, e voltou para Munique com o 11º troféu na bagagem.
Último ano sem título
21 de abril de 2012. Esta é a data em que um time diferente do Bayern de Munique se sagrou campeão alemão. E o responsável foi justamente o Borussia Dortmund, que perdeu a oportunidade de repetir o feito na última temporada.
Sob o comando do técnico Jurgen Klopp, os aurinegros, que já haviam sido campeões no ano anterior, jogavam um futebol ofensivo e intenso e, acima de tudo, eram efetivos. A equipe do Signal Iduna Park ainda contava com um elenco recheado de nomes que viriam a ter sucesso no futebol mundial, como Mats Hummels, Perisic, Gundogan, Mario Gotze, Robert Lewandowski e outros.
Para deixar a festa ainda melhor, o Borussia Dortmund confirmou o bicampeonato com duas rodadas de antecedência. Ao final da temporada, os aurinegros somavam 81 pontos conquistados (25 vitórias, seis empates e apenas três derrotas), até então a maior pontuação da histórica da Bundesliga.
O Bayern de Munique, por sua vez, ficou com a segunda colocação. Os bávaros, que foram também vice-campeões da Champions League diante do Chelsea, terminaram a competição com 73 pontos (23 vitórias, quatro empates e sete derrotas). Dois dos reveses, inclusive, foram no clássico diante do campeão, ambos terminados em 1 a 0.
Copa da Alemanha
A temporada mágica do Borussia Dortmund em 2011-12 não se restringiu só à Bundesliga. Em maio, já campeão nacional, o Borussia Dortmund enfrentou o Bayern de Munique na decisão da Copa da Alemanha, no Estádio Olímpico de Berlim.
Sem dar chances aos adversários, os aurinegros conquistaram mais uma taça ao vencer a partida pelo placar de 5 a 2. Shinji Kagawa, Mats Hummels (de pênalti) e Robert Lewandowski (três vezes) marcaram para os comandados de Jurgen Klopp, enquanto Arjen Robben e Franck Ribéry descontaram para os bávaros. O título do torneio mata-mata marcou a primeira dobradinha (títulos da liga e da copa no mesmo ano) para o Borussia Dortmund.