O Botafogo é, neste momento, o grande favorito ao título do Campeonato Brasileiro 2023. Com uma campanha quase perfeita, de 12 vitórias e apenas duas derrotas em 14 jogos disputados, o Glorioso soma 36 pontos no topo da tabela e vê seus adversários a uma distância confortável.
Os rivais mais próximos do Fogão são o Flamengo, segundo colocado, e o Grêmio, terceiro, ambos com 26 pontos. A diferença de dez pontos em relação às duas equipes é um fator que pode aumentar ainda mais a esperança do torcedor alvinegro, já que se trata da maior vantagem já obtida na história do Brasileirão de pontos corridos até a 14ª rodada.
Anteriormente, a máxima diferença havia sido estabelecida pelo Corinthians, que ficou oito pontos na frente do vice-líder Grêmio à mesma altura do campeonato. O levantamento foi feito pelo historiador do São Paulo, Michael Serra.
Outra semelhança com o Timão de 2017, inclusive, é que ambos os alvinegros agora possuem a melhor campanha alcançada até a 14ª rodada da competição nacional. Naquele ano, após um desempenho irretocável no primeiro turno, invicto, o clube do Parque São Jorge acabou caindo de rendimento na segunda metade do torneio. Contudo, a vantagem conquistada ao longo das primeiras 19 rodadas foi suficiente para garantir o título aos paulistas.
Tabu favorável
Para o torcedor do Botafogo, deixar de sonhar com o título brasileiro já se tornou algo impossível. E um tabu histórico pode deixar os alvinegros ainda mais esperançosos para conquistar a sonhada taça.
Desde o início da disputa do Brasileirão por pontos corridos, nunca um time que abriu pelo menos sete pontos de vantagem para o vice-líder, com o mesmo número de jogos, acabou a competição sem o troféu.
Na edição de 2020, o São Paulo quase quebrou o histórico. A equipe comandada por Fernando Diniz chegou a abrir, em dado momento da competição, sete pontos de diferença para o então vice-líder Atlético-MG, porém se tratava de uma vantagem “falsa”. Isso porque o Flamengo passou quase toda a competição com um jogo a menos que o Tricolor. Quando o Rubro-Negro ajustou seu calendário e igualou o número de partidas, a maior diferença real do clube do Morumbi na liderança foi de cinco pontos.
Novo “Professor”
Com a saída do técnico Luís Castro para o Al-Nassr, da Arábia Saudita, o Botafogo escolheu o também português Bruno Lage para comandar o clube. O profissional de 47 anos será o responsável por tentar dar sequência ao sonho alvinegro no Brasileirão.
“Independentemente de quem possa ter os méritos, o importante é o Botafogo ser campeão no fim do ano. Se os méritos forem do Luís ou do Bruno, é indiferente. O importante é o Botafogo estar no topo e o torcedor, no final, estar feliz com um título”, declarou Bruno Lage em sua chegada ao clube.
O líder Botafogo ainda tem cinco partidas a disputar antes de acabar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro. São elas: Red Bull Bragantino (casa), Santos (fora), Coritiba (casa), Cruzeiro (fora) e Internacional (casa).