Arábia Saudita: quem são as estrelas que vão jogar na Liga do país?

0
993
Karim Benzema

"Karim Benzema" by Nathan Congleton is licensed under CC BY-NC-SA 2.0 .

A Arábia Saudita quer ser a nova superpotência do mundo do futebol e está disposta a investir muito dinheiro para conseguir isso. A última oferta a chamar atenção foi a Luís Castro. O técnico português, líder do Brasileirão, aceitou proposta para ganhar 6 milhões de euros anuais e uma mansão de 2,5 milhões de euros. Ele recebeu uma ligação de Cristiano Ronaldo para convencê-lo a deixar o futebol brasileiro. 

A transferência de Cristiano Ronaldo para o Al Nassr após a Copa do Mundo de 2022 no Catar foi um aviso claro do que estava por vir. Depois que o astro português se desentendeu com o técnico do Manchester United, Erik Ten Haag, o país do Oriente Médio viu uma oportunidade de trazer um jogador de ponta e não deixou escapar.

Os sauditas seguem fazendo barulho no futebol internacional.Ofereceram uma proposta astronômica para contar com Lionel Messi e quase obtiveram êxito. Depois de CR7, veio a contratação de Karim Benzema, que ainda era desejado por seu ex-clube, o Real Madrid. Além do vencedor da Bola de Ouro de 2022, muitos nomes conhecidos foram procurados para participar deste novo projeto. Bernardo Silva e Neymar estão na mira dos árabes. O brasileiro já conta com uma proposta na mesa para receber anualmente cerca de 220 milhões de euros. 

A Arábia Saudita quer limpar sua imagem internacional por meio do futebol e está criando uma liga nacional repleta de grandes nomes que possam agregar valor à candidatura do país para sediar a Copa do Mundo em 2034. Veja alguns dos jogadores que fazem parte da mais nova potência do futebol mundial:

Karim Benzema (Al Ittihad)

Karim Benzema surpreendeu quando anunciou sua intenção de deixar o Real Madrid para jogar na Arábia Saudita. O francês havia ganhado a Bola de Ouro em 2022 e terminou a última temporada com 31 gols e seis assistências. Além disso, os madrilenhos queriam sua continuidade. O Real não podia competir com a oferta saudita, o francês receberá cerca de 100 milhões de euros por ano, valor que pode aumentar com outros compromissos publicitários. Em termos de competitividade, Benzema se juntará aos campeões da liga local e jogará a Champions da Ásia. 

Édouard Mendy (Al Ahli)

A permanência de Édouard Mendy no Chelsea durou menos de três anos. O goleiro está indo para o Al Ahli, por cerca de 18 milhões de euros. Foi um período de altos e baixos para Mendy no Stamford Bridge. Em 2021, no título do Chelsea na Champions League, foi eleito o goleiro do ano da UEFA e também ganhou o prêmio The Best em sua posição. 

Kalidou Koulibaly (Al Hilal)

Koulibaly chegou ao Chelsea em 2022 vindo do Napoli, onde jogou por oito temporadas. Os londrinos pagaram cerca de 40 milhões de euros por ele e o contrataram até 2027. Um ano depois, os napolitanos venceram a Série A pela primeira vez em 33 anos, enquanto o zagueiro central escolheu ir para a liga da Arábia Saudita. A negociação girou em torno de 22 milhões de euros. 

Ruben Neves (Al Hilal)

A contratação de Ruben Neves pelo Al Hilal foi uma mudança de paradigma na estratégia saudita para fortalecer a sua liga de futebol. Isso se deve principalmente à sua idade. O português tem apenas 26 anos e, teoricamente, está perto do que pode ser seu auge como jogador de futebol. O Al-Hilal desembolsou 55 milhões de euros para contar com o atleta do Wolverhampton.

N’Golo Kanté (Al Ittihad)

N’Golo Kanté, o francês ganhou tudo, sempre com protagonismo nos diferentes times em que jogou. Ele foi um dos destaques do Leicester City que conquistou o Campeonato Inglês (2016) e, no ano seguinte, conseguiu vencer a Premier League com a camisa do Chelsea. Com os blues, ele também conquistou a Liga dos Campeões em 2021. Antes disso, ele havia levantado a Copa do Mundo com a França em 2018. Aos 32 anos, ele será o companheiro de equipe de Benzema no Al Ittihad. Sua chegada talvez não tenha causado o barulho de outras contratações, embora seu histórico diga o contrário

Cristiano Ronaldo (Al Nassr)

Cristiano Ronaldo é um dos melhores jogadores de futebol da história, portanto, qualquer passo em sua carreira é relevante. Ainda que seja a fase final dela. Quando ele assinou contrato com o Al Nassr em janeiro de 2023, a notícia causou um enorme impacto global. Para ir para a Arábia Saudita, CR7 assinou um contrato recorde de cerca de 200 milhões de euros por temporada. Esse contrato fez dele, aos 38 anos de idade, o jogador de futebol mais bem pago do mundo. Algo que também pode ser percebido como um certo status dentro da dimensão histórica de Cristiano como jogador de futebol. Cristiano é o carro-chefe de todo o investimento saudita em seu futebol. A principal atração de uma liga que quer estar entre as melhores do mundo.