De aposta a estrela: como Bruno Guimarães virou rei em Newcastle

0
955
St James Park

"St. James Park - Newcastle United FC" by Prashant Menon is licensed under CC BY-NC-ND 2.0 .

Após a aquisição do Newcastle por um fundo de investimentos da Arábia Saudita, o ‘novo rico’ do futebol inglês traçou um plano claro de gastar com jovens jogadores pensando no futuro. E um deles foi o brasileiro Bruno Guimarães, meio-campista que hoje já deixou o status de aposta para se converter em um dos principais nomes dos Magpies. 

O carioca de 25 anos chegou à Premier League em janeiro de 2022, por 52 milhões de euros (R$ 312 milhões, na época), após passar duas temporadas e meia no Lyon. No clube francês, Bruno se destacou e chegou, inclusive, à Seleção Brasileira principal pela primeira vez. 

O meio-campista não demorou para causar impacto no clube do norte da Inglaterra. Com cinco gols e uma assistência em 17 jogos, Bruno Guimarães ajudou o clube a se salvar do rebaixamento na temporada 2021-22 e rapidamente começou a conquistar o carinho da torcida. Ao mesmo tempo, o jogador seguia sendo lembrado por Tite na Amarelinha e pintava como um dos favoritos para a lista da Copa do Mundo do Catar. 

“Foi uma das decisões mais difíceis da minha vida (ir para o Newcastle), acho que fiquei uns quatro dias sem dormir. Não vou mentir, tive medo, sim. Ainda mais por o clube estar na zona de rebaixamento. Mas depois que cheguei lá, fiz meu primeiro treino e a confiança subiu novamente. Depois que comecei a jogar tudo começou a dar certo, terminamos em 10º, um time que estava em penúltimo. A melhor decisão da minha vida foi ter ido para o Newcastle, para a Premier League, acredito que pode ter sido um diferencial nas minhas convocações também”, contou o brasileiro em entrevista coletiva.

Nesta temporada, o protagonismo de Bruno Guimarães foi ainda maior. Além dos cinco gols e cinco assistências em 40 jogos pelo clube, o brasileiro dominou o meio-campo dos Magpies ao lado do compatriota Joelinton. Os bons desempenhos na Inglaterra confirmaram ao ex-jogador do Athletico-PR uma vaga na delegação da Seleção para a Copa do Mundo de 2022, torneio no qual disputou duas partidas (contra Suíça e Camarões, pela fase de grupos). 

Com o volante em boa fase, o Newcastle fez uma campanha histórica na edição de 2022-23 da Premier League. Ao final das 38 rodadas, o time alvinegro terminou o campeonato na quarta colocação, com 71 pontos, atrás apenas de Manchester City (89), Arsenal (84) e Manchester United (75). A posição rendeu ao clube do St. James Park a vaga na Liga dos Campeões da Europa pela primeira vez em 20 anos. 

A participação decisiva de Bruno Guimarães nos resultados da temporada deve render um ‘prêmio’ ao jogador. Segundo informações do portal britânico Football Insider, o Newcastle pretende renovar o contrato do brasileiro, atualmente válido até 2026, em um acordo que deve incluir um considerável aumento salarial ao atleta. 

Além disso, deve chegar outro nome importante no meio-campo do Newcastle para ajudar ainda mais o volante da Seleção. Sandro Tonali, destaque do Milan, seria a grande contratação dos Magpies para a próxima temporada, por um valor de 70 milhões de euros, de acordo com o jornalista Fabrizio Romano. Com Bruno Guimarães, mais Joelinton e o italiano, o torcedor do clube inglês tem muito com o que sonhar para o futuro.