Quem são as candidatas a estrelas da Copa do Mundo Feminina?

0
893
Alexia Putellas

"File:Alexia Putellas 20181311.jpg" by EL Loko Foto is licensed under CC BY 4.0 .

A Copa do Mundo Feminina 2023 será disputada na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto. Serão 32 seleções, incluindo os dois anfitriões. Os Estados Unidos estão buscando seu terceiro título consecutivo. O torneio deste ano promete uma disputa intensa pelo título, e nós preparamos uma lista das principais jogadoras para ficar de olho neste Mundial:

Alexia Putellas – Espanha

Premiada nas últimas duas temporadas com a Bola de Ouro, prêmio que elege a melhor jogadora do mundo, Putellas é jogadora do FC Barcelona desde 2012. Com o time catalão, conquistou 6 Campeonatos Espanhóis, 6 Copas da Rainha  e duas edições da Champions League Aos 29 anos, ela é a jogadora que mais atuou com a camisa da seleção espanhola, com mais de 90 partidas. 

Recentemente, Alexia recuperou-se de uma grave lesão no joelho esquerdo, um rompimento do ligamento anterior durante um treinamento com a seleção, e conseguiu jogar na reta final da temporada de 2022-2023 com o Bacelona. No último amistoso antes da Copa, entrou em campo contra o Panamá e marcou um dos gols do 7 a 0. 

Sam Kerr – Austrália 

Vencedora de três Chuteiras de Ouro da NWSL, a atacante australiana Sam Kerr se destaca por seu faro de gols e por ter uma grande habilidade dentro da área. A jogadora do Chelsea passou pelos Estados Unidos antes de jogar na Liga Inglesa. Em Londres, conquistou três ligas consecutivas e já levou 8 troféus em três temporadas.

Marta Vieira da Silva – Brasil

A ‘Rainha’ continua competindo em um grande nível aos seus 37 anos, jogando nos Estados Unidos. Por 5 anos consecutivos, entre 2006 e 2010, ela ganhou o prêmio de melhor jogadora pela FIFA, que a credenciou como a melhor do planeta na década passada. Ela voltou a receber o mesmo prêmio em 2018. Marta Vieira da Silva é a maior goleadora da história da seleção brasileira e da Copa do Mundo, com 17 gols, superando o jogador de futebol alemão Miroslav Klose.

Jenni Hermoso – Espanha 

A jogadora madrilenha já conquistou 8 ligas na Espanha (com FC Barcelona, Atlético de Madrid e Rayo), uma Liga dos Campeões com o FC Barcelona em 2021 e 5 Copas da Rainha, além de uma Copa da França com o PSG. Hermoso é a maior artilheira da história da seleção espanhola. Há um ano, fechou com o Pachuca, do México, tornando-se a contratação mais cara do futebol feminino na América Latina.

Amandine Henry – França

A francesa é uma das jogadoras de maior destaque no futebol feminino europeu, sendo destaque no Lyon, uma das equipes mais poderosas do continente. A meio-campista também é a capitã da seleção francesa, com quem já marcou 13 gols em 93 partidas.

Linda Caicedo – Colômbia

Aos 17 anos, Linda Caicedo é uma das promessas do futebol sul-americano. A colombiana fez sua estreia no futebol profissional com apenas 14 anos, conquistando um título do campeonato colombiano com a América de Cali. Passou pelo Deportivo Cali em 2021, time com o qual conquistou outra liga. Foi chamada pela Colômbia para a Copa América 2022, torneio em que levou o prêmio de melhor jogadora. 

Trinity Rodman – Estados Unidos

Rodman é jogadora do Washington Spirit, equipe da Liga Nacional de Futebol Feminino dos Estados Unidos. Em 2021, tornou-se a mais jovem atleta a ser escolhida no Draft e em 2022, foi a jogadora mais bem paga da competição. Filha do histórico Dennis Rodman, ex-jogador de basquete da NBA, ela é apontada como a grande esperança do futebol das maiores campeãs do mundo.

Marie-Antoinette Katoto – França

A maior artilheira da história do Paris Saint-Germain chegou ao clube francês em 2011, aos 13 anos. Em 2015, ela fez sua estreia pela primeira equipe na Liga dos Campeões. No Campeonato Francês tem números significativos, uma média de 20 gols por temporada. Entre os títulos que conquistou, estão a Copa da França e a Liga Francesa.

Lucy Bronze – Inglaterra 

A inglesa já conquistou três edições Champions League consecutivas com o Olympique Lyon e uma Eurocopa com a Inglaterra. Em 2020, ela ficou com o prêmio de melhor jogadora do mundo, o The Best. Em 2022, Lucy assinou pelo FC Barcelona. Aos 31 anos, ela vive sua segunda experiência profissional fora da liga inglesa, depois de sua passagem pelo Lyon.

Tabea Wassmuth – Alemanha

Depois de 5 temporadas no Hoffenheim, Wassmuth assinou pelo VFL Wolfsburg, time pelo qual conquistou a Bundesliga e chegou às semifinais da Liga dos Campeões em sua primeira temporada. Ela marcou 13 gols na conquista da Liga Alemã da última temporada.