O Goiás anunciou, no início de junho, a contratação do português Armando Evangelista para assumir a função de treinador no restante da temporada. O profissional de 49 anos chegou ao Esmeraldino para substituir Emerson Ávila, que vinha comandando interinamente a equipe desde a queda de Guto Ferreira em abril.
Até chegar ao futebol brasileiro, Evangelista passou toda a carreira em seu país natal. Sua trajetória como treinador começou em 2009, quando passou a trabalhar nas categorias inferiores do Vitória de Guimarães.
Após curtas passagens pelos modestos Vizela e Varzim, o técnico assumiu o comando do Penafiel, da segunda divisão portuguesa, do qual esteve à frente durante duas temporadas. No período, foram 68 partidas, 29 vitórias, 16 empates e 23 derrotas.
Em ambas as temporadas sob a batuta de Armando Evangelista, o time duriense não conseguiu alcançar seu principal objetivo: o acesso à elite do futebol português. Na temporada 2017-18, a equipe terminou na quinta colocação do campeonato. No ano seguinte, o Penafiel teve que se contentar apenas com o oitavo lugar.
O grande trabalho da carreira de Evangelista se iniciou em 2020, com o Arouca, onde permaneceu por três temporadas. Na primeira, logo de cara conquistou o acesso à primeira divisão, ao vencer o playoff contra o Rio Ave, que acabou sendo rebaixado. O segundo ano foi mais complicado, já que a permanência foi garantida apenas na penúltima rodada da competição.
E na temporada de 2022-23, Armando Evangelista viveu o ápice de sua jornada como treinador. No Campeonato Português, conseguiu levar os arouquenses à próxima edição da UEFA Conference League com uma histórica quinta colocação. Além disso, chegou à semifinal da Taça da Liga, mas acabou ficando pelo caminho com uma honrada derrota por 2 a 1 para o Sporting.
Agora, o treinador lusitano chega ao Goiás para ajudar o clube na briga contra o rebaixamento. No momento, o Esmeraldino ocupa a 17ª colocação do Campeonato Brasileiro, a primeira na zona de descenso. Os centro-oestinos têm, também, a sequência da Copa Sul-Americana pela frente em 2023.
Em entrevista ao programa SportsCenter, do canal ESPN, Armando Evangelista falou sobre o acerto com a equipe alviverde e tratou de elogiar o futebol praticado no país sul-americano.
“Foi um processo rápido, simples e de fácil resolução. Em Portugal, hoje em dia, o futebol brasileiro é muito visto e muito apreciado. A partir disso, temos a noção da competitividade do futebol brasileiro neste momento, principalmente no Brasileirão, em que todos os jogos são jogos grandes. Acredito que, atualmente, todos os técnicos e jogadores em Portugal acompanham o futebol daqui de uma forma apaixonada, porque é uma referência a nível mundial. Com isso, desperta a curiosidade. Isso despertou minha vontade de vir participar, conhecer, experimentar e, acima de tudo, ser feliz num campeonato fantástico como o Brasileirão”, contou o profissional.
Com a chegada de Evangelista, a Série A do Campeonato Brasileiro agora conta com sete treinadores portugueses. São eles: Abel Ferreira (Palmeiras), Luís Castro (Botafogo), Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino), Renato Paiva (Bahia), Pepa (Cruzeiro), Antônio Oliveira (Cuiabá) e Armando Evangelista (Goiás).