O que pode acontecer na última rodada da fase de grupos da Libertadores

0
1058
Copa Libertadores

"Palmeiras: Copa Libertadores 1999 - 2020 - 2021" by Roberto Sabino is licensed under CC BY 2.0 .

A Copa Libertadores chega à última rodada da fase de grupos nos dias 28 e 29 de junho. Nove equipes já garantiram vaga nas oitavas de final e outras 14 brigam pelas sete vagas restantes para a fase de mata-mata.

Veja como está a situação em todos os grupos:

– Grupo A: O Racing (10 pontos) já tem uma vaga garantida para as oitavas e luta para melhorar sua campanha e levar vantagem no cruzamento da próxima fase. A equipe argentina recebe o Ñublense-CHI (5 pontos) que precisa vencer e torcer contra o Flamengo para conquistar uma vaga.

O Flamengo (8 pontos) só precisa de um empate em casa contra o Aucas-EQU, que já não tem chances de avançar. Caso vença, o time carioca ainda pode sonhar com o primeiro lugar do grupo, em caso de tropeço do Racing.

– Grupo B: Um dos grupos mais emocionantes desta edição da Libertadores. O Independiente Medellín (10 pontos) e o Internacional (9 pontos) se enfrentam em Porto Alegre, num jogo com cara de mata-mata: quem vencer avança, e que perder terá de olhar para a outra partida do grupo.

Nesse outro duelo, o Nacional-URU (8 pontos) recebe o Metropolitanos-VEN (0 ponto). Uma vitória classifica a equipe de Montevidéu para as oitavas.

– Grupo C: A briga neste grupo é pela primeira posição. O Palmeiras (12 pontos) recebe o Bolívar (12 pontos) com ambas as equipes já classificadas. Barcelona-EQU (3 pontos) e Cerro Porteño-PAR (3 pontos) duelam pelo terceiro lugar, que leva à Copa Sul-Americana.

– Grupo D: O único grupo ainda sem classificados e com quatro times vivos na disputa. Depois de um início arrasador, o Fluminense (9 pontos) tenta recuperar o bom momento após duas derrotas. Um empate em casa contra o Sporting Cristal (7 pontos) basta para assegurar a vaga.

No outro jogo de grupo, mas também de olho na partida dos rivais, estão o River Plate (7 pontos) e o The Strongest (6 pontos). Quem vencer o duelo em Buenos Aires garante uma vaga nas oitavas. Se empatarem, o River terá de ficar de olho na partida entre Flu e Sporting Cristal.

– Grupo E: Mais um grupo com as duas vagas já definidas. O Argentinos Juniors (11 pontos) visita o Independiente del Valle-COL (9 pontos) em duelo de classificados. No outro jogo, o Corinthians (4 pontos) recebe o Liverpool (4 pontos) na briga pela vaga na Sul-Americana.

– Grupo F: O Boca Juniors (10 pontos) recebe o Monagas-VEN (5 pontos) que ainda sonha com uma vaga para as oitavas de final. Na outra partida do grupo, o Colo-Colo (5 pontos) recebe o Deportivo Pereira (7 pontos) e precisa da vitória para não depender do Boca.

– Grupo G: O Athletico-PR (10 pontos) já classificado recebe o Alianza Lima (4 pontos), eliminado. A briga pela segunda vaga do grupo está entre o Atlético-MG (9 pontos) e o Libertad-PAR (6 pontos). Um empate garante os mineiros nas oitavas.

– Grupo H: 
Com duas equipes já asseguradas nas oitavas de final, a disputa fica por conta de quem ficará com a primeira posição. O Olímpia-PAR (11 pontos) recebe o Melgar-PER (4 pontos), enquanto o Atlético Nacional-COL (10 pontos) joga em casa contra o Patronato-ARG (3 pontos).