O Leeds United tem novos donos, mas quem controla de fato o time?

0
1006
Elland Road

"Elland Road, Leeds United AFC" by Urban Outlaw is licensed under CC BY-NC-SA 2.0 .

Ainda falta a aprovação da EFL, mas a 49ers Enterprises fechou acordo para comprar o Leeds United, time recentemente rebaixado na Premier League.

O grupo americano investiu no Leeds pela primeira vez em 2018, se tornando acionista do clube com 44%, e agora fechou negócio para adquirir os 56% restantes do presidente Andrea Radrizzani e de sua empresa, a Aser Ventures.

O 49ers Enterprises, encabeçado pela poderosa família York, é um grupo de investidores que também é proprietário do San Francisco 49ers, da NFL. O grupo pode contar ainda com mais pessoas ligadas aos esportes, como os jogadores de golfe Rickie Fowler e Jordan Spieth cotados como possíveis investidores. Também especula-se que Larry Nance Jr. e T.J. McConnel, da NBA, tenham interesse no negócio.

Rickie Fowler se pronunciou publicamente sobre as negociações com o Leeds. “Sei que estamos interessados, e seria legal fazer parte do clube”.

Após uma temporada ruim, o Leeds United terminou a Premier League em 19º, sendo rebaixado para a EFL Championship na última rodada. A equipe está sem técnico, e precisará reerguer-se rapidamente para a campanha de 2023-24. O time pode perder diversos jogadores-chave, como Rodrigo, Wilfried Gnonto, Illan Melier e Tyler Adams como potenciais baixas no Elland Road.

Com os novos donos pode haver uma grande injeção de recursos no time, e o próximo técnico terá possibilidade de fortalecer a equipe em preparação para a longa e agitada temporada da EFL Championship. O Leeds buscará o retorno à Premier League na primeira oportunidade, e com donos ambiciosos e dispostos a colocar o time em primeiro lugar, a situação não parece das piores. A família York, dona do 49ers Enterprises, é bilionária, segundo a Forbes.

Com uma longa temporada à frente, os novos donos do Leeds United querem começar embalados e causar a melhor impressão possível para os torcedores. E como fazer isso no futebol? Ganhando jogos.

Apesar do rebaixamento, dar um passo para trás pode ajudar o clube a dar dois passos para frente, potencialmente se fortalecendo caso consiga o retorno à Premier League de imediato.

Porém não é fácil escapar da EFL Championship: 24 times lutam desesperadamente pela chance de alcançar a Premier League, e os recursos financeiros que a liga proporciona.

Após um período de instabilidade e dificuldades nas divisões inferiores, o retorno inicial do Leeds à Premier League em 2020-21 foi ótimo, alcançando o 9º lugar. Naquela temporada eles conseguiram 59 pontos, o maior total para um time recém-promovido desde a ascensão do Ipswich Town em 2000-01 (66 pontos).

Mas as duas últimas temporadas foram muito complicadas para o Leeds, que brigou na parte de baixo da tabela e trocou de técnico 4 vezes em um ano: Marcelo Bielsa, Jesse Marsch, Javi Gracia e Sam Allardyce.