NBA – Como o gigante Victor Wembanyama pode mudar a liga

0
898
Victor Wembanyama

"Victor Wembanyama NBA Paris Game" by Thomas S is licensed under CC BY-SA 2.0 .

A NBA terá um novo “extraterrestre” em suas quadras. O francês Victor Wembanyama, de apenas 19 anos, não surpreendeu ninguém ao ser o primeiro jogador escolhido no Draft, pelo San Antonio Spurs.

O ala-pivô/pivô de 2,25m chega à liga estadunidense como a maior promessa desde LeBron James, selecionado em 2003 pelo Cleveland Cavaliers. Apesar de sua altura – já é o jogador mais alto da NBA -, o garoto de Les Chesnay, região metropolitana de Paris, se destaca por seu talento acima da média e por unir tamanho, velocidade e habilidade. 

Na temporada 2022-23, Wembanyama liderou o Metropolitans 92, da França, ao vice-campeonato da liga nacional. Com uma média de 21,6 pontos por jogo, 10,4 rebotes, 3 tocos e 2,4 assistências, o francês foi eleito o MVP da temporada, além de ter conquistado os prêmios de cestinha, melhor defensor e melhor jovem e ter entrado para a seleção da liga.

A qualidade do novo jogador do San Antonio Spurs chamou a atenção até de Lebron James, que fez questão de exaltar o garoto. 

“Todo mundo tem sido considerado um unicórnio (jogador raro, que combina características difíceis de se encontrar no mesmo atleta) nos últimos anos, mas ele é mais tipo um Alien. Ninguém nunca viu ninguém alto como ele jogar de maneira tão fluida e graciosa. É certamente um talento geracional”, disse LeBron, em outubro do ano passado. 

Wembanyama pode mudar a liga?

Victor Wembanyama desembarca na NBA já com uma pressão gigante sob seus largos ombros. Além de ter a responsabilidade de fazer o San Antonio Spurs voltar ao caminho das conquistas, o francês vê há anos seu nome em destaque na imprensa como o possível início de uma nova era no esporte. 

E não é para menos. O gigante de 2,25m e 2,43m de envergadura alcançou o status de grande jóia pois combina características improváveis para alguém de sua altura. Além de dominar os fundamentos de um pivô, Wembanyama mostra ainda qualidades típicas de um armador, como o trabalho de pernas longe da cesta, drible, passe e até arremesso de três pontos (embora ainda inconstante).

“Ele é como se fosse a opção de criar um jogador no videogame, como todo armador que queria ter 2,10m. É como se ele fosse criado com um código de trapaça. É um talento sólido e é genial vê-lo”, exaltou o armador Stephen Curry, do Golden State Warriors. 

A qualidade técnica do novo número 1 do Draft rendeu comparações, principalmente, com Kevin Durant, também conhecido pela mescla entre habilidade e altura. No entanto, o novo treinador de Wembanyama, o histórico Gregg Popovich, cinco vezes campeão da NBA, não quer cair na armadilha de tentar igualar a nova estrela a outros nomes que fizeram sucesso na liga.

“Apesar de todas as expectativas, é importante não se precipitar, a todos os níveis. O que mais nos interessa é estabelecer um ambiente no qual se sinta cômodo, em que ele possa ser o Victor. Vamos observá-lo e ver o que acontece. Ele não é nem LeBron (James), nem Tim (Duncan), nem Kobe (Bryant) nem nenhum outro. É Victor, e é isso que queremos que seja. Então, faremos o que fizemos no passado com todos os jogadores. Estaremos lá para aconselhar, sugerir, responder a perguntas, estar disponível”, comentou o treinador de 74 anos. 

Resta saber se Victor Wembanyama corresponderá às expectativas criadas sobre ele. Na franquia comandada por Popovich e onde fizeram história Tony Parker e Boris Diaw, outro francês pode deixar sua marca.