A NBA, principal liga de basquete do mundo, já contou com diversos jogadores brasileiros. Tiago Splitter, Anderson Varejão, Nenê Hilário e Leandrinho Barbosa são alguns dos nomes que representaram o país com a bola laranja nos Estados Unidos.
Contudo, hoje em dia o responsável por manter viva a relação entre o país do futebol e a competição norte-americana é Jimmy Butler, jogador do Miami Heat e nascido em Houston, Texas.
Amigo de Neymar, o ala se tornou fã do camisa 10 da Seleção e do futebol brasileiro durante as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Medalhista de ouro com a equipe dos Estados Unidos, Butler assistiu à final entre Brasil e Alemanha e rapidamente criou um vínculo com o país.
“Só de estar perto dos brasileiros e ver o quanto eles amam o futebol… Eu tenho alguns grandes amigos de lá. Acho que amo o Brasil por tudo isso”, contou o jogador do Heat, que também é amigo do surfista Gabriel Medina.
Torcida na Copa do Mundo
Durante o Mundial do Catar, entre novembro e dezembro do ano passado, Jimmy Butler não escondeu a torcida pela Seleção Brasileira, apesar da presença dos Estados Unidos no principal torneio de futebol do mundo.
O MVP da final da Conferência Leste viralizou ao postar fotos e vídeos acompanhando a equipe e, inclusive, vestindo a Amarelinha na Copa. Jimmy ‘Buckets’, como é apelidado, ainda apareceu tentando cantar o Hino Nacional com a mão no peito.
“Futebol é meu esporte preferido. Brasil, eu amo muito vocês. Nós vamos conseguir a sexta estrela em quatro anos. Não se preocupem, vamos conseguir”, comentou o ala em entrevista ao canal da NBA Brasil.
Férias no Brasil
Após uma longa temporada da NBA, que terminou com o vice-campeonato do Miami Heat contra o Denver Nuggets, Butler escolheu o Brasil como destino para passar as férias. E o norte-americano não passou despercebido pelas terras tupiniquins.
Além de aproveitar as praias do Rio de Janeiro, o ala também marcou presença no leilão beneficente do Instituto Neymar, em São Paulo. O jogador do Heat arrematou o lote 21 do evento (gravura exclusiva de 1 dos 77 gols de Neymar na seleção) por R$ 400 mil e ofereceu ao evento duas camisas e dois tênis, leiloados por R$ 700 mil.
Entre tietagens do streamer Casimiro e do influenciador Xurrasco, Jimmy Butler ainda compareceu ao chá revelação de Neymar e Bruna Biancardi. O estadunidense viralizou mais uma vez ao aparecer dançando no fundo de um vídeo do casal.
Para completar o tour, Butler ainda teve tempo de visitar as instalações do Flamengo a convite do atacante Gabigol. No Ninho do Urubu, o jogador da NBA posou com a camisa rubro-negra e participou de duas disputas contra o artilheiro da Gávea: primeiro uma de pênaltis no gramado do CT, depois uma de ‘um contra um’ na quadra de basquete. O último compromisso do atleta de 33 anos antes de deixar o país.
“Estou indo embora. Brasil, muito obrigado pelo amor e pela hospitalidade, comigo e com meus amigos. Rio, São Paulo, de volta ao Rio. Claro, com o GOAT Neymar. Eu voltarei! Com certeza voltarei. E nunca se esqueçam: eu nasci em Santos!”, despediu-se em vídeo publicado nas redes sociais já no avião.