Conheça os torneios do Grand Slam de tênis e quem domina cada um deles

0
1104
Wimbledon

"UK - London - Wimbledon: Wimbledon Lawn Tennis Museum" by wallyg is licensed under CC BY-NC-ND 2.0 .

O calendário de competições do tênis profissional não para durante todo o ano. Mas há quatro torneios que se destacam pela importância: eles são mais tradicionais, distribuem mais pontos no ranking e, claro, maiores prêmios em dinheiro.

Os chamados Grand Slams são os torneios-estrela do circuito internacional. Conquistá-los é dar um passo gigante para entrar na história do esporte.

A origem do termo Grand Slam vem do jogo de cartas ‘Bridge’. O nome foi usado pela primeira vez no tênis em 1933, quando um jornalista escreveu um artigo sobre um jogador que havia vencido os campeonatos de Wimbledon, Roland Garros e Austrália: “Se Crawford também vencer o torneio dos EUA, será como obter um Grand Slam nas quadras”, disse o jornalista. O nome pegou, foi adotado oficialmente e até hoje é usado para descrever as maiores competições.

Os Grand Slams são disputados anualmente. Na chave masculina, as partidas são disputadas em melhor de 5 sets (ao contrário dos demais campeonatos do calendário, que são disputados em melhor de 3). Os quatro torneios que compõem a elite do tênis, são:

Australian Open: disputado no início do ano em Melbourne, em quadra dura. É um torneio muito exigente, no qual o calor desempenha um papel importante. O grande campeão de simples entre os homens é Novak Djokovic, com 10 títulos, incluindo o deste ano.

Entre as mulheres, a líder do conquistas na chave de simples é a australiana Margaret Court, que conquistou o título em 11 temporadas. Se contarmos também os títulos de duplas femininas (8) e duplas mistas (4), Court é a maior vencedora da história da competição, com 23 títulos.

Roland Garros: é o campeonato mais importante em quadra de saibro. É realizado entre maio e junho em Paris. O grande protagonista desse torneio é o espanhol Rafa Nadal, que conseguiu 14 títulos de simples. Entre as mulheres, a norte-americana Chris Evert puxa a fila dos títulos, com sete conquistas.

Considerada toda a história do torneio, antes da chamada Era Aberta (pós-1968), há dois franceses com marcas também impressionantes: entre 1902 e 1920, Max Decurgis conquistou 28 títulos (8 de simples, 13 de duplas e 7 de duplas mistas). Entre as mulheres, a recordista é Suzanne Lenglen, 6 vezes campeã de simples, 2 de duplas e 7 de duplas mistas, totalizando 15 títulos. Ela dá o nome ao troféu da chave feminina de simples, e também a uma das principais quadras do torneio.

Wimbledon: acontece em julho no distrito de Wimbledon, sul de Londres, na Inglaterra. É famoso por ser disputado em grama e os competidores são obrigados a usar branco durante as partidas.

O maior vencedor na chave masculina de simples é Roger Federer, com 8 conquistas. O suíço tornou-se uma espécie de símbolo do torneio, com sua forma clássica de jogar que combina à perfeição com o ambiente do All England Club. Entre as mulheres, a maior campeã de simples é a lendária Martina Navratilova, com 9 conquistas. 

Navratilova também tem o recorde de títulos se somadas as chaves de simples e duplas. Ela conquistou 20 títulos, mesma marca alcançada pela norte-americana Billie Jean King.

US Open: acontece em outubro, em Nova York. Também é jogado em quadras duras. É talvez o mais badalado torneio entre personalidades de fora do esporte. É comum ver estrelas da música, do cinema e de outros esportes torcendo por seus jogadores favoritos.

Na chave de simples masculina, três norte-americanos dividem o topo da lista de maiores vencedores: Richard Sears, William Larned e Bill Tilden, todos com 7 conquistas. Entre as mulheres, Molla Mallory lidera com 8 títulos.

Somadas todas as categorias, Bill Tilden é o tenista com mais títulos, 16. Mas a grande rainha do torneio é Margaret Osbourne duPont, que conquistou 25 vezes o torneio (3 em simples, 13 em duplas e 9 em duplas mistas).

Os torneios do Grand Slam duram duas semanas cada e são disputados nas categorias individual, feminina e masculina. Em duplas, nas categorias feminina, masculina e mista. Além disso, simultaneamente, se joga a categoria júnior.

Novak Djokovic fez história em Roland Garros 2023 ao derrotar Casper Ruud e chegar a 23 títulos de Grand Slam, tornando-se o maior vencedor de todos os tempos do tênis masculino. Em Paris, nas quadras onde Rafael Nadal se consagrou, o sérvio superou o empate com o espanhol, que agora está em segundo lugar com 22. Federer, já aposentado, está em terceiro com 20.

Mas a grande vencedora da história dos Grand Slams é uma mulher: a australiana Margaret Court, com 24 títulos (11 deles na Era Aberta). Serena Williams, por sua vez, também tem 23 títulos.