Alisson x Ederson: quem deve ser o titular da Seleção Brasileira?

0
889
Alisson Becker

"GM0A4289" by Secretaria Especial do Esporte is licensed under CC BY-NC-SA 2.0 .

Nas últimas duas Copas do Mundo, a Seleção Brasileira esteve bem servida na posição de goleiro. Alisson e Ederson, destaques em suas equipes no Campeonato Inglês, são, há anos, os dois principais postulantes à camisa 1 da Amarelinha, utilizada por Taffarel, Marcos, Gylmar dos Santos Neves e tantos outros nomes históricos.

E, tanto na Rússia como no Catar, foi o arqueiro do Liverpool que venceu a disputa e assumiu o posto de titular. Contudo, as derrotas para Bélgica e Croácia, respectivamente, geraram críticas ao ex-goleiro do Internacional e pedidos para que o arqueiro do Manchester City recebesse oportunidades. 

Agora, já com o início da preparação para o Mundial de 2026, uma das grandes dúvidas na montagem do elenco é: quem deve ser o goleiro titular da Seleção Brasileira, Alisson ou Ederson?

Entre os dois, o que vive melhor momento atualmente é Ederson. Peça fundamental no time comandado por Pep Guardiola, o arqueiro nascido em Osasco foi coroado nesta temporada com os títulos da Premier League, da FA Cup e da cobiçada Liga dos Campeões da Europa. Uma tríplice coroa que ficou marcada na história do clube azul. 

Na decisão do torneio continental, inclusive, o goleiro foi decisivo para garantir a vitória dos Citizens por 1 a 0 contra a Inter de Milão. Ainda no primeiro tempo, o brasileiro brilhou em uma saída cara a cara contra Lautaro Martínez. Já nos minutos finais, voltou a salvar sua equipe ao defender uma cabeçada de Lukaku, aos 42, e outra de Gosens, no último lance da partida. 

Ao todo, Ederson disputou 48 partidas com o clube inglês na temporada e sofreu 39 gols, média de 0,81 por jogo. 

Alisson, por sua vez, não teve grande temporada com o Liverpool. Os Reds viveram um de seus piores anos sob o comando do alemão Jurgen Klopp e terminaram a Premier League na quinta colocação, fora da zona de classificação para a Liga dos Campeões. 

Protegido por uma defesa instável, o goleiro brasileiro sofreu 59 gols em 47 jogos, média de 1,26 por partida. O mais marcante deles foi no duelo contra o Real Madrid, pelas oitavas da Champions League, em Anfield, quando o arqueiro errou a saída de bola e entregou nos pés de Vinícius Júnior. Os espanhóis venceram o confronto por 5 a 2 e, posteriormente, avançaram de fase. 

No entanto, Alisson leva vantagem contra Ederson em um aspecto. Nesta edição da Premier League, o goleiro do Liverpool foi o líder isolado em ‘gols evitados’ pela estatística de xG, dado que mede a probabilidade de os gols saírem baseado em eventos anteriores. 

Segundo informações da plataforma Opta, o gaúcho teve +10.1 de tentos evitados, ou seja, sofreu 10 gols a menos que um goleiro médio nas mesmas condições. Já Ederson terminou a temporada com -4.7 gols evitados, número muito inferior ao de seu compatriota. 

Fato é que, pós-Copa do Mundo, o arqueiro do Manchester City saiu na frente da briga pela vaga. Sob o comando do técnico interino Ramon Menezes, a Seleção Brasileira jogou duas partidas até aqui. Contra o Marrocos, em março, Weverton, do Palmeiras, foi o titular, enquanto Ederson ficou no banco e Alisson não foi nem convocado. E na goleada contra Guiné, em Barcelona, o osasquense começou e iniciou o confronto, mesmo tendo se apresentado depois do restante do elenco devido às celebrações do título da Liga dos Campeões. 

O problema é que o responsável por definir o dono da camisa 1 ainda não foi escolhido pela CBF, e pouco se pode concluir dos jogos ainda sem um treinador oficial. Enquanto isso, tanto Alisson como Ederson tentam convencer o torcedor de que podem defender a meta brasileira na busca pelo hexacampeonato mundial.