Depois de uma temporada marcada por altos e baixos, com o título da Copa do Rei e as derrotas na Liga dos Campeões e em La Liga, o Real Madrid está promovendo uma grande renovação em seu elenco. Entre contratações e despedidas, a equipe espanhola já realizou mudanças consideráveis para a temporada 2023-24.
Logo antes da última rodada do campeonato nacional, quatro saídas foram comunicadas pelos merengues. O meia-atacante Marco Asensio e o centroavante Mariano Díaz não tiveram seus contratos renovados e encerraram suas passagens pelo clube do Santiago Bernabéu.
Já o atacante Eden Hazard, contratado em 2019 por 115 milhões de euros junto ao Chelsea, chegou a um acordo de rescisão com a equipe e deu fim a uma trajetória melancólica em Madri. Ele ainda tinha mais um ano de vínculo.
Porém, a saída que mais surpreendeu aos madridistas foi a de Karim Benzema. Vencedor da Bola de Ouro na temporada anterior, o francês de 35 anos aceitou a proposta do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e deixou o Real Madrid após 14 temporadas e 25 títulos conquistados.
A despedida do quarteto rendeu ao clube merengue uma economia de 75 milhões de euros em salários, segundo o jornal Marca. Valor importante para confirmar a chegada da principal contratação desta janela: o meio-campista Jude Bellingham.
O inglês de 19 anos vinha sendo cobiçado por diversos clubes europeus após se destacar pelo Borussia Dortmund, da Alemanha. Contudo, foi Florentino Pérez quem garantiu o jogador pelo valor de 103 milhões de euros. Bellingham, inclusive, foi apresentado com a camisa 5, que já foi de Zinedine Zidane.
Além dele, foram contratados pelo Real Madrid até agora: o lateral-esquerdo Fran García, que estava no Rayo Vallecano, por 5 milhões de euros; e o centroavante Joselu, cedido pelo Espanyol por empréstimo de uma temporada, com opção de compra ao final do período.
Existe também a expectativa sobre a possível contratação de Kylian Mbappé. O astro francês, que tem contrato com o Paris Saint-Germain até 2024, já manifestou sua intenção de não renovar por mais uma temporada com o clube. Desse modo, os parisienses podem decidir vendê-lo já nesta janela de transferências para evitar perdê-lo de graça no ano que vem. E o Real Madrid, como sempre, surge como o principal interessado, segundo informações da imprensa espanhola.
Enquanto a situação de Mbappé ainda não tem uma definição, os merengues já garantiram a renovação de alguns medalhões do elenco. Os meio-campistas Toni Kroos e Luka Modric tiveram seus vínculos ampliados por mais uma temporada, até junho de 2024, e novamente serão os nomes de liderança na equipe. Também tiveram os contratos renovados o zagueiro Nacho Fernández, até junho de 2024, e o meio-campista Dani Ceballos, um dos destaques positivos da temporada, até 2027.
Para completar, outro que teve o vínculo estendido foi o francês Eduardo Camavinga, de acordo com o Marca. Como uma forma de ‘blindar’ o meio-campista contra o assédio do futebol saudita, o Real Madrid chegou a um acordo para ampliar o contrato do jogador até 2028, com uma melhora salarial e uma cláusula de rescisão de um bilhão de euros. Um movimento que visa, também, garantir o presente e o futuro do clube merengue.