Uma das maiores joias do futebol brasileiro na atualidade, o centroavante Endrick é figura carimbada no time profissional do Palmeiras. Contudo, o jogador de apenas 16 anos tem seus dias contados na Academia de Futebol, pois já foi negociado com o Real Madrid, da Espanha.
Em dezembro do ano passado, o Verdão acertou com os merengues a transferência da promessa por um valor de cerca de 72 milhões de euros (R$387 milhões na cotação atual). Porém, o jovem atacante só irá se apresentar ao clube do Santiago Bernabéu em julho de 2024, quando atingirá a maioridade.
O longo tempo de espera se deve a uma regra estabelecida pela FIFA, entidade máxima do futebol, no Regulamento sobre o Status e a Transferência de jogadores. No artigo 19 do documento, a federação determina que as transferências internacionais só são permitidas quando o atleta completa 18 anos de idade. Ou seja, apesar do acerto com o Palmeiras, o Real Madrid ainda não pode registrar o brasileiro como jogador do clube.
O próprio regulamento prevê algumas exceções: se trata-se de uma mudança dos pais por razões alheias ao futebol; se a transferência entre países da União Europeia/Espaço Econômico Europeu ou entre duas federações dentro do mesmo país; se o país de destino faz fronteira com o país do jogador (máximo de 100 km de distância); caso de fuga do país de origem por razões humanitárias; ou se o atleta está de mudança para o país estrangeiro por razões acadêmicas. Nenhuma das opções se aplica à situação de Endrick.
Vini Jr. e Rodrygo
O caso de Endrick não é novidade no Real Madrid. Duas das grandes estrelas atuais do clube, os brasileiros Vinícius Júnior e Rodrygo foram transferidos nos mesmos moldes.
Vini foi vendido pelo Flamengo para o time espanhol em maio de 2017, por 45 milhões de euros, aos 16 anos de idade. No dia 20 de julho de 2018, mais de um ano depois, o atacante foi apresentado como novo jogador madridista.
Rodrygo, por sua vez, foi negociado pelo Santos em junho de 2018, aos 17 anos, pelo mesmo valor de seu compatriota. O jogador poderia ter se apresentado ao Real Madrid em janeiro de 2019, mas chegou à Espanha apenas em junho, devido a um acordo entre os dois clubes.
Vida no Palmeiras
Enquanto aguarda para se tornar um madridista, Endrick tenta conquistar seu espaço no Palmeiras de Abel Ferreira. Nesta temporada, o camisa 9 soma 31 partidas disputadas, além de sete gols marcados. Ao todo, em 2023, o atacante começou entre os titulares em 16 oportunidades, enquanto nos outros 15 jogos saiu do banco de reservas.
Campeão brasileiro no ano passado, a jovem promessa ainda ajudou o Verdão a conquistar os títulos da Supercopa do Brasil e do Campeonato Paulista nesta temporada. Segundo o jogador, inclusive, sua cabeça ainda está 100% focada no Alviverde.
“Primeiro quero ganhar títulos com o Palmeiras. Só penso agora em conquistar a Libertadores, o Mundial… É um dos meus maiores sonhos. Quero bater recordes”, declarou Endrick em entrevista recente ao jornal Marca, da Espanha.