Em uma partida repleta de gols, viradas e muita emoção, Corinthians e Grêmio empataram por 4×4 nesta segunda-feira (18) na Neo Química Arena, mas o placar poderia ter indicado a vitória de um dos clubes se não fosse um erro de arbitragem.
Aos 49 minutos do segundo tempo, o atacante do tricolor gaúcho Ferreira tenta um cruzamento para a área, mas é interceptado pelo centroavante corinthiano Yuri Alberto, que está com o braço direito aberto longe do corpo.
No campo, o árbitro Wilton Pereira Sampaio mandou seguir, e o VAR confirmou a decisão do juiz após analisar as imagens por cerca de 2 minutos.
Nesta terça (19), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio que mostra a conversa entre os árbitros. Nele, o assistente de vídeo Emerson de Almeida Ferreira diz considerar que Yuri estava “recolhendo o braço”.
CBF reconhece erro do VAR contra o Grêmio
No entanto o gerente técnico do VAR da Comissão de Arbitragem da CBF, Péricles Bassols, esclareceu o lance e admitiu o erro de seus colegas, dizendo que o pênalti para o Grêmio deveria ter sido marcado:
Aos 49 minutos da segunda etapa, o atleta número 9 da equipe de branco e preto, em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal, intercepta um cruzamento à área. O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza a infração de pênalti, portanto uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação.
A CBF ainda não informou se irá punir os árbitros Wilton Pereira Sampaio e Emerson de Almeida Ferreira, mas o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, já informou que irá formalizar uma reclamação à entidade, e classificou o erro como “vergonhoso”.
Corinthians x Grêmio
Corinthians e Grêmio fizeram ontem o jogo com mais gols nesta edição do Brasileirão, em partida adiada da 15ª rodada da competição.
O Timão saiu perdendo por 2×0 com gols de Nathan e Cristaldo, mas virou o jogo ainda na primeira etapa com Fábio Santos, Lucas Veríssimo e Yuri Alberto. No segundo tempo, Everton Galdino e Luis Suárez colocaram o tricolor novamente à frente, e Giuliano deu números finais à partida.
Com o resultado, o Corinthians continua na 14ª posição com 27 pontos, apenas 3 acima da zona de rebaixamento, enquanto o Grêmio manteve a terceira posição com 40 pontos, 11 a menos que o líder Botafogo.