Já é oficial: Vitor Roque é o novo jogador do Barcelona. O atacante de 18 anos, atualmente no Athletico-PR, assinou com o clube catalão até 2031 e embarca rumo ao Camp Nou no início da temporada 2024-25.
Ao todo, a operação deve girar em torno de 74 milhões de euros no total (cerca de R$398 milhões na cotação atual), segundo apuração de diversos veículos da imprensa brasileira e internacional. O valor engloba a quantia fixa a ser recebida pelo Furacão, além de bônus e impostos.
Por isso, o Apex Legends Brasil separou as cinco contratações mais caras da história do Barcelona, lista que conta com mais de um nome brasileiro:
1º – PHILIPPE COUTINHO (135 MILHÕES DE EUROS): O meia-atacante vinha sendo um dos grandes destaques do Liverpool quando chamou a atenção do Barcelona. Em 2018, pouco depois de perder Neymar para o PSG, o clube catalão buscava uma nova estrela para acompanhar Messi e Suárez. Por isso, os culés desembolsaram 120 milhões de euros fixos mais variáveis (que acabaram totalizando 135 milhões de euros) por Coutinho. No fim, a passagem foi longe do esperado, e o brasileiro foi negociado com o Aston Villa por 20 milhões de euros, após ter sido emprestado para o Bayern de Munique e para o próprio clube inglês.
2º – OUSMANE DEMBÉLÉ (135 MILHÕES DE EUROS): No mesmo verão em que perdeu Neymar, o Barcelona tratou de acertar com outra grande promessa para o futuro, o francês Ousmane Dembélé. O jogador, que vinha sendo uma das principais peças do Borussia Dortmund, foi contratado por 105 milhões de euros mais variáveis. O atacante acabou cumprindo alguns dos objetivos estabelecidos no acordo e teve seu valor total aumentado para 135 milhões de euros.
3º – ANTOINE GRIEZMANN (120 MILHÕES DE EUROS): Estrela da seleção francesa e do Atlético de Madrid, Antoine Griezmann chegou ao Barcelona em 2019, após o clube catalão pagar sua cláusula de rescisão, estabelecida em 120 milhões de euros. Após passagem apagada pelo Camp Nou, o francês voltou aos colchoneros por empréstimo. Ao final do período, as equipes chegaram a um acordo pelo retorno definitivo do meia-atacante a Madrid por apenas 20 milhões de euros.
4º – NEYMAR (88 MILHÕES DE EUROS): Camisa 10 da Seleção Brasileira, o atacante Neymar foi negociado com o Barcelona em 2013, aos 21 anos de idade, por 88,4 milhões de euros. O acordo foi marcado por polêmicas e gerou até investigação da Justiça do país europeu. Só meses depois do anúncio, já com o atacante no Barça, o ex-presidente Sandro Rosell revelou as verdadeiras cifras envolvidas. Em 2017, Ney foi vendido ao Paris Saint-Germain por 222 milhões de euros, estabelecendo a maior venda da história do futebol.
5º – FRENKIE DE JONG (86 MILHÕES DE EUROS): Em janeiro de 2019, o Barcelona anunciou a contratação do promissor meio-campista holandês. Um dos grandes destaques do Ajax semifinalista da Liga dos Campeões, De Jong chegou à Catalunha por impressionantes 86 milhões de euros e se tornou o holandês mais caro da história, superando a venda de Van Dijk ao Liverpool por 85 milhões de euros.