Alexandre Pato volta a marcar após mais de um ano

0
947
Alexandre Pato

"File:Pato vs Real Madrid 2010.jpg" by Jan S0L0 is licensed under CC BY-SA 2.0 .

Quando Alexandre Pato foi anunciado pelo São Paulo para uma terceira passagem, muitos torcedores receberam a notícia com desconfiança. Lesionado, o atacante de 33 anos vinha de meses sem jogar, em recuperação justamente no Reffis Plus do CT da Barra Funda. No entanto, o camisa 12 já mostrou que pode, pelo menos, ter o direito ao benefício da dúvida pelos tricolores. 

No clássico contra o Santos, no Morumbi, Pato entrou faltando dez minutos para terminar a partida, com o São Paulo vencendo por 3 a 0. Ainda assim, o atacante demonstrou ‘fome de jogo’ e foi recompensado com um gol aos 43 minutos, após bela troca de passes com David. 

O tento foi o primeiro marcado pelo jogador em mais de um ano. A última vez que ele havia balançado as redes foi no dia 4 de julho de 2022, ainda com a camisa do Orlando City, pela MLS. O brasileiro fez, de pênalti, o terceiro da sua equipe na derrota por 5 a 3 para o DC United. 

Depois disso, o jogador passou mais oito jogos em branco pelo clube estadunidense. Em agosto, fez contra o New York Red Bull sua última partida na liga norte-americana antes de lesionar gravemente o joelho e ter que passar por cirurgia. No final do ano, ele confirmou sua saída da equipe. 

Tratamento e retorno ao São Paulo

Em fevereiro deste ano, Alexandre Pato recebeu a permissão do São Paulo para seguir sua recuperação nas instalações do clube. Contudo, naquele momento ainda não havia um acerto entre as duas partes para uma terceira passagem do jogador pelo Tricolor. O atacante defendeu as cores do time do Morumbi entre 2013 e 2015, e retornou em 2019, deixando a equipe em agosto de 2020.

Pato não escondia o desejo de voltar a jogar pelo São Paulo, mas não tinha o aval do então técnico Rogério Ceni. Com a chegada de Dorival Júnior, o atacante recebeu a luz verde para escrever mais um capítulo da sua história com o Tricolor. A atitude positiva do jogador durante o processo de recuperação, além da liderança exercida com os atletas do elenco, com quem convivia diariamente, foram decisivas para que o clube decidisse dar mais uma oportunidade ao camisa 12. 

Assim, no final de maio, o Tricolor do Morumbi anunciou o acerto com Alexandre Pato até dezembro deste ano. O vínculo inclui a possibilidade de renovação para a próxima temporada e possui cláusulas de produtividade. 

Recuperação e estreia

Já como jogador do São Paulo, Pato ainda precisou recuperar o ritmo de jogo por cerca de um mês antes de fazer sua estreia. Após o longo período sem jogar, o atacante voltou aos campos no empate em 0 a 0 contra o Red Bull Bragantino. Ele entrou no segundo tempo e atuou por cerca de dez minutos. 

Para o jogo seguinte, diante do Palmeiras, pela Copa do Brasil, Alexandre Pato ganhou a chance de ser relacionado para o confronto e viu do banco de reservas a classificação do Tricolor. 

Já no San-São, em seu reencontro com a torcida, deixou a festa ainda melhor ao acabar com o jejum e voltar a balançar as redes com a camisa tricolor. 

“Acho que tem muitos gols bacanas, mas acho que foi um gol de superação, de entrega. Voltar depois de dez meses. Eu não imaginava que ia voltar para o São Paulo, foi algo natural. O São Paulo me recebeu muito bem. Fui a Bragança, ao campo do Palmeiras. Esperava fazer um gol antes, mas foi de um jeito especial, teve um gostinho diferente. Espero que seja o começo de coisas muito boas. Espero fazer história aqui no São Paulo”, comentou o atacante na zona mista após a partida.