Neville quer o fim das transferências para a Arábia Saudita

0
897
Gary Neville

"Manchester United legend Gary Neville honoured by University of Salford" by University of Salford is licensed under CC BY 2.0 .

A crescente influência da Arábia Saudita no mundo dos esportes vem sendo destaque ultimamente, graças à fusão entre o PGA Tour e a LIV Golf, além da onda repentina de transferências de jogadores de futebol para a Liga Saudita. Estas transações têm deixado o ex-jogador e hoje comentaria Gary Neville apreensivo.

Após a chegada de Cristiano Ronaldo, em janeiro, foi a vez de Karim Benzema e N’Golo Kante nas últimas semanas. Recentemente, Rubem Neves, Kalidou Koulibaly e Edouard Mendy seguiram o mesmo caminho. É uma excelente notícia para a audiência da Liga Saudita, mas Gary Neville, lenda do Manchester United, está preocupado com o impacto no esporte.

Movimentações sauditas dominam a janela de transferências

É possível creditar o recente aumento de transferências ao Public Investment Fund (PIF), um fundo de recursos soberano que assumiu o controle do Al Nassr (time de Ronaldo), além do Al Hilal, do Al Ahli e do Al Ittihad. O fundo também é dono de 80% do Newcastle United.


A história fica ainda mais conturbada, já que não se sabe ao certo se o PIF é acionista do grupo Clearlake Capital, dono do Chelsea.

Uma vez que Kante foi transferido para um time pertencente ao PIF, e que Koulibaly e Edouard Mendy vieram logo depois, levantaram-se questões quanto ao papel do PIF nas negociações e pagamentos destas transações, principalmente dada a necessidade do Chelsea de se desfazer de jogadores para cumprir as regras do Fair Play Financeiro.

Até então a Premier League se diz confiante que suas regras de valor de mercado garantirão que as transferências ocorram de forma justa, sem a necessidade de sanções.

O que Gary Neville tem a dizer sobre as transferências sauditas?

Neville pediu uma suspensão temporária das transferências para a Arábia Saudita até que a situação seja esclarecida. “A Premier League deve embargar imediatamente as transferências sauditas para garantir que a integridade do jogo não está sendo prejudicada”, ele disse à BBC. “É preciso ter certeza de que as transações são apropriadas.

“Após esse processo as transferências podem acontecer novamente. Mas eu acredito que, neste momento, as transferências devem ser suspensas até que seja averiguada a situação societária do Chelsea, e se houveram transferências impróprias”.

Seu colega de Sky Sports, Jamie Carragher, também se pronunciou sobre os boatos de que Bernardo Silva também pode acabar na Arábia Saudita. “Bernardo Silva está em seu auge, e tem sido um dos melhores jogadores atuando na Europa nos últimos cinco anos!”

“Eu não fiquei preocupado quando a Liga Saudita levou jogadores nos seus 30, um pouco preocupado quando levaram jogadores menos importantes, mas se isso acontecer, muda o jogo. A Arábia Saudita dominou o golfe, as grandes lutas de boxe e agora querem tomar o controle do futebol! Isso tem que acabar!”, disse Carragher.

Mas nem todos os planos dos sauditas deram certo, já que Lionel Messi rejeitou a oportunidade de continuar sua rivalidade com Ronaldo na Liga Saudita. O vencedor da Copa do Mundo optou pelo Inter Miami. Romelu Lukaku, Ilkay Gundogan, Luka Modric e Son Heung-Min também rejeitaram propostas generosas, assim como os técnicos Steven Gerrard e José Mourinho.