Vitor Roque: quem é o novo ‘fenômeno’ do futebol brasileiro

0
1052

"SÉRIE A - PALMEIRAS 0 X 2 ATHLETICO PARANAENSE - Vitor Roque e Rômulo" by SOCCER DIGITAL is licensed under CC BY-SA 4.0 .

O Barcelona quer mais gols na temporada 2023-24. O polonês, Robert Lewandowski já não é o mesmo de outras temporadas e deve pouco a pouco passar a coroa de ‘9’ dos culés para outro jogador. O herdeiro do ataque barcelonista tem tudo para ser Vitor Roque.

Lewa marcou 33 gols na temporada passada, mas teve um 2023 aquém do que se esperava. O jovem brasileiro já sonha em aprender com o craque da Polônia: “Se eu tivesse um jogador desse nível ao meu lado, tentaria aprender o máximo que eu pudesse. Se isso acabar acontecendo, com certeza será muito importante para minha carreira. Seria algo maravilhoso”, disse à TV Globo.

Atualmente, o atacante do Athletico Paranaense é uma das maiores revelações do futebol brasileiro. Roque tem 18 anos mas já é considerado um dos principais centroavantes atuando no Brasil, por isso o Barcelona já está de olho nele há pelo menos seis meses. O negócio foi fechado entre as partes e os valores giram em torno de 35 milhões de euros fixos e outros 10 milhões de euros em variáveis pelo rendimento do jogador.

Vitor Roque é um atacante clássico, com muita explosão e força física, além de técnica para arrematar bem as jogadas com as duas pernas. Roque é comparado frequentemente com Ronaldo ‘Fenômeno’ por seu apurado faro de gol. Para cumprir com as expectativas, o garoto ainda precisa demonstrar mais no Brasil e também diante de desafios no ‘velho continente’.

Roque tem números relevantes para sua idade. Aos 17 anos, ele tinha 41 jogos disputados e 13 gols marcados. Neymar com a mesma idade tinha atuado em 48 partidas e assinalado 14 gols. Em 2023, são 12 gols e 5 assistências em 27 jogos. Os números são tão significativos que fizeram com que o próprio Xavi Hernández pedisse a contratação do atacante do ‘Furacão’.

Com 1,72 cm de altura, Vitor Roque é um atacante que geralmente atua como um camisa 9 muito móvel e quase sempre tenta se movimentar em velocidade atrás dos defensores. Apesar de não ser muito alto, Roque tem muita força física e usa isso para vencer duelos contra zagueiros maiores e, muitas das vezes, mais fortes.

Ele também pode jogar como um atacante mais aberto, um ponta e a combinação de força, impulsão e bom controle de bola de Roque faz dele um jogador que oferece muitas opções para seus técnicos usarem. Como bom finalizador, Vitor Roque tem uma ótima leitura de onde se posicionar para receber a bola em melhores condições para chutar, seus chutes são geralmente mais fortes e dificultam a defesa do goleiro rival.  E todos esses elementos fazem com que Vitor Roque pareça ser a melhor escolha para o novo ataque do Barcelona, a juventude e a letalidade que os catalães sempre tiveram. Além disso, o momento é oportuno porque o brasileiro terá tempo de adaptação e um grande mentor para ajudá-lo a amadurecer na posição. O Barcelona espera ansioso por mais um brasileiro para brilhar no clube.